O que é conhecimento científico?

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Chamada de artigos para a revista International Journal for the Semiotics of Law

Fonte: FEPODI

A Ciência segue em movimento de construção e desconstrução, produzindo definições e tecnologias inovadoras, além de reavaliar conceitos obsoletos e aperfeiçoar seus próprios resultados.

O conhecimento científico não visa ao estabelecimento de verdades inquestionáveis, mas a desenvolver sistematizações, revisões, estudos e métodos nas mais diversas áreas de investigações.

Até mesmo a origem da Ciência já ilustra seu caráter de renovação: deriva-se da Filosofia ao abandonar a busca por pensamentos imutáveis e empregar metodologias rígidas de pesquisa. Isto é, desde a Antiguidade Clássica e antes do período da Renascença, o conhecimento era produzido em prol da formulação de respostas capazes de explicar os fenômenos da natureza, bem como baseava-se em generalidades ao observar o mundo objetivo e aplicar as consequentes deduções em todos os casos semelhantes.

O conhecimento científico é caracterizado pela objetividade, visto que procura compreender a constituição universal da proposta em investigação e pela homogeneidade, ao atingir leis gerais as quais podem ser adotadas para explicar o funcionamento de fenômenos que, apesar de parecerem desconexos em primeiro momento, seguem às mesmas regras. Ademais, também é diferenciador, pois, em detrimento de uma generalização, procura estipular a comparação entre objetos e fatos, quando estes obedecem a estruturas distintas. É por meio do estudo científico que a sociedade consegue ultrapassar noções antiquadas, libertando-se de superstições, mitos e inquietações.

A possibilidade de encontrar soluções e resultados diferenciados abre espaço para as novas invenções e desenvolvimento das já existentes, além da superação de preconceitos sociais e da elaboração de teorias e doutrinas as quais introduzam diversidade de perspectivas.

É evidente a relevância da Ciência para o contínuo progresso da sociedade, sendo vital que seja observado o processo de construção do conhecimento científico a partir da receptividade de pesquisas, da acessibilidade à informação e difusão de conclusões verídicas, de forma que se possa dar origem a um meio livre às futuras inovações.

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