A diferença entre monografia, dissertação e tese

0
860
A diferença entre monografia, dissertação e tese

Fonte: Fepodi

Ao longo da formação acadêmica, é comum deparar-se com os seguintes termos: monografia, dissertação e tese. Compreender a distinção entre estes é tarefa imprescindível ao bom pesquisador, tendo em vista que o desenvolvimento da investigação altera-se de acordo com cada modalidade.

A monografia é, em regra, exigida ao final dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Lato Sensu, bem como Qualify em programas de Doutorado.

O modelo indica o estudo acerca de tema específico e bem delimitado, de forma a manter o foco da pesquisa em um único aspecto do assunto. Citam-se as análises da visão de determinado autor, obra ou escola de pensamento em relação ao tópico — qualquer abordagem, efetivamente, é válida, desde que não faça uso de explicações advindas de outras áreas temáticas.

A problemática discutida deve promover contribuições relevantes ao âmbito acadêmico, mesmo que não seja moderna ou tratada de modo extensivo. Já a dissertação é aplicada na Graduação Stricto Sensu, para a obtenção do título de mestre.

Assim como a monografia, explora um tema demarcado — difere-se desta, porém, ao trabalhar em contexto mais amplo, abrangendo as perspectivas de demais áreas do conhecimento as quais se relacionam com a temática.

Possui, portanto, caráter analítico e interpretativo, propiciando a investigação extensiva e atual. Apesar da existência da originalidade em relação à abordagem de pesquisa, o tópico não precisa, obrigatoriamente, ser inovador.

Já o conteúdo textual torna-se maior, de forma a demonstrar os conhecimentos do pesquisador a partir da inserção de suas reflexões pessoais. Dando continuidade ao progresso acadêmico, a tese visa ao alcance do título de doutor. Desse modo, apresenta um tema específico e busca examiná-lo com a finalidade de empreender contribuição significativa para a área do conhecimento. É fundamental, logo, a originalidade. Esta não pertence somente à esfera do objeto de pesquisa, mas pode fazer-se presente na adoção de modelos teóricos diferenciados ou de um novo ângulo de observação. A tese, à vista disso, implica no estudo analítico, no raciocínio lógico e na argumentação consistente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here