Doutorado sanduíche: o que é e como funciona?

0
1260
Doutorado sanduíche: o que é e como funciona?

Fonte: E+B Educação | Adriele Oliveira

doutorado sanduíche é um programa de estudos no qual o estudante de pós-graduação stricto sensu realiza parte de seu trabalho em outra universidade do Brasil ou do exterior. O objetivo principal é que o pesquisador aproveite a infraestrutura de outra instituição de ensino superior para enriquecer o seu trabalho. Ou seja, funciona como um intercâmbio ou estágio de pesquisa em outra universidade.

Para o doutorando, essa é a oportunidade ideal para ter acesso a materiais, recursos e profissionais com mais experiência sobre o tema trabalhado. Assim como os cursos de doutorado e mestrado regulares, o doutorado sanduíche é regulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Como funciona o doutorado sanduíche?

Também conhecido como Split PhD – em inglês, o doutorado sanduíche proporciona ao estudante uma vivência acadêmica diferenciada. Dessa forma, será possível utilizar os laboratórios e ser orientado pelo corpo docente da universidade. Além disso, o programa é uma possibilidade para o profissional enriquecer o seu currículo acadêmico.
Para participar, é preciso estar matriculado em um programa de doutorado. Em seguida, será necessário conseguir permissão tanto junto à sua universidade quanto junto à universidade de destino para poder fazer parte do seu trabalho em outro local. Em alguns casos, as universidades já possuem uma parceria. Isso acaba facilitando, e às vezes até permite que o aluno estude no exterior com a sua própria matrícula da universidade brasileira, por exemplo.

Como conseguir bolsa de estudo para doutorado sanduíche?

O mais comum é que oportunidades e bolsas de doutorado sanduíche exijam o tempo mínimo de matrícula de um ano para o candidato concorrer às vagas disponíveis. Em algumas chamadas também é comum exigir uma nota mínima em avaliação quadrienal da Capes. Abaixo, confira três formas de conseguir uma bolsa nesse programa:
1 – Pela UniversidadePara quem deseja fazer doutorado sanduíche pode começar tentando pelo departamento de relações internacionais da própria faculdade. Algumas instituições têm acordos de intercâmbios com universidades no exterior. Em alguns casos, se ainda não houver uma parceria com a universidade desejada pelo doutorando, o departamento pode entrar em contato com ela para ver a possibilidade de parceria, negociando a bolsa, duração do intercambio, etc.

2 – Pela Capesdoutorado sanduíche da Capes é um dos mais conhecidos. A coordenação lança os editais em seu portal online, por isso é importante acompanhar as notícias sobre novas oportunidades. O PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) da Capes dura em média de seis a 12 meses. O programa prevê a concessão de auxílio financeiro para custear os gastos com mensalidade, seguro saúde, deslocamento e instalações nas cidades.

3 – Pelo CNPqdoutorado sanduíche do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), conhecido como SWE, oferece bolsas para estudantes brasileiros e estrangeiros. O SWE proporciona uma oportunidade para aprofundamento da pesquisa desenvolvida pelo estudante. As bolsas disponibilizadas são destinadas a custear as mensalidades do curso no exterior, seguro saúde, deslocamento, passagens aéreas e auxílio moradia.

Bolsas de estudo para Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação têm como foco a formação de profissionais para atuação no mercado de trabalho de forma mais abrangente. Para investir na modalidade, uma dica é aproveitar as oportunidades de bolsas de estudo de até 70% disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil. Consulte as oportunidades disponíveis, escolha o curso que mais combina com você e faça a sua inscrição gratuita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here