Escolha do problema de pesquisa

0
1351
Escolha do problema de pesquisa

Fonte: Fepodi

Após a delimitação do tema, é necessário estabelecer a problemática do estudo. Trata-se da etapa na qual o pesquisador construirá sua estratégia de abordagem, baseando-se tanto na natureza do objeto quanto no questionamento proposto.

Nesse sentido, desenvolver uma pesquisa científica significa buscar a clarificação, ou a solução, de determinada dúvida sobre a temática estipulada — isto é, objetiva-se a formulação de respostas. No entanto, para a composição de um raciocínio inicial, a interpretação de informações e o posterior estabelecimento da conclusão é imprescindível que se tenha em mente a questão a ser discutida.

O problema da pesquisa, portanto, refere-se à pergunta fundamental que o cientista propõe estudar, possuindo relação direta com o tema, posto que é derivado deste.

O problema da pesquisa é uma dúvida metodológica genuína, estabelecida em forma de pergunta. Desse modo, formula-se a indagação a partir da análise do assunto de estudo, de forma a problematizá-lo. É relevante, pois, que o problema apresente clareza, precisão e que seja passível de solução.

Ressalta-se, além, as perspectivas advindas da questão, quais sejam suas causas e efeitos, as quais podem ser explanadas durante o desenvolvimento. Para ilustrar: se como tema é designada a corrupção no Brasil no século XXI, é possível examinar os elementos desencadeadores, as consequências ou, ainda, ambos, conforme a complexidade da investigação.

Cabe ao pesquisador, nesse contexto, adequar a interrogação à temática e aos objetivos, havendo também oportunidade de criar problemas secundários, caso necessário. Assim, a compreensibilidade recebe destaque em se tratando de tal estágio da pesquisa, sendo fator de alta pertinência no que diz respeito à fluidez da evolução do estudo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here